sexta-feira

Como fazer o Ubuntu voltar a funcionar após uma burrada minha

Ja expliquei como instalar o Linux. Então, super empolgada, comecei a querer mexer em tudo, instalar um monte de programas. E instalei um programa de mouse touch que eu não gostei. E deletei. E instalei outro programa para organização do PC. E instalei todas as atualizações. Na hora de reiniciar, ele ligava, eu colocava a senha ele fazia que ia abrir, mas ficava só na tela de fundo. Tentei de tudo, coloquei o clássico ctrl+alt+del, mas nada resolvia. Com o ctrl+alt+del você consegue fazer funções básicas usando o PC. Não achei nem lugar para reiniciar o PC e os computadores novos não vem com a bateria separada, mas dentro do PC, então eu não sabia nem como reiniciar!
Mas então navegando em alguns tutoriais descobri uns macetes e agora estou me sentindo uma leiga nível 2 em Linux!

O macete é ir para a telinha preta, tipo o DOS, para isso clique em

Ctrl+Alt+F1.

Ele vai pedir seu login, enter, senha, enter. Na tela preta:

- para desligar digite:

sudo shutdown -h
depois enter

- para reiniciar digite:

sudo rebot
depois enter ou

shutdown -r
depois enter

Mas nada disso vai fazer seu PC voltar a funcionar, isso é só se vocẽ quiser desligá-lo e levá-lo a um técnico, caso queira tentar, tem duas formas:

rm -rf ~/.Xauthority
enter

sudo killall Xorg
enter

sudo service lightdm restart
enter

E então você faz login e depois reinicia. Esse não funcionou para mim. Eu usei esse aqui:

dconf reset -f /org/compiz
enter

Daí ele perguntou se eu queria instalar umas coisas (Y/N), digitei Y e enter. Ele instalou umas coisas,

setsid unity
enter

unity -reset-icons
enter
e daí você coloca o seu pen drive "tocável".

Caiu na tela do BIOS, uma tela que parece de PC antigo, e você escolhe dar boot primeiro no seu pen drive e não no linux instalado e instalei tudo de novo, sendo que escolhi apagar tudo que tinha lá. Mas isso só é bom em casos como o meu, no qual eu tinha instalado o Ubuntu ontem, logo não tinha nada a perder. Mas tem uma forma de restaurar o que você deletou sem querer e que fez o sistema parar de funcionar, tem que ver nesses tutoriais por aí, que, por sinal, são bem melhores que o meu. Estou escrevendo esse post mais é para mim mesma, caso eu faça burrada de novo, para saber o que fazer.

Nenhum comentário: